Anúncios

Cupom de Desconto

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Samae São Ludgero - SC. A referência nacional em saneamento básico

Samae São Ludgero - SC

          Temos em São Ludgero - SC, o Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), sendo que este, tornou-se referência Nacional quando o assunto é 'Saneamento Básico'. Atendendo cerca de 99% de toda a população urbana da cidade, consolidou sua fama com base num sistema de capitação e distribuição de Água de qualidade, além de seus serviços de capitação de esgoto, onde os mesmos são lançados novamente a natureza com pouquíssimo índice de poluição.

Quem Somos;
          O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de São Ludgero, é uma autarquia municipal e foi criado pela Lei Municipal n.º 57/66 de 17 de dezembro de 1966, pelo Prefeito Municipal Daniel Brüning. Possui convênio com a Fundação Nacional de Saúde do Ministério da Saúde de cooperação técnica. A primeira estação de tratamento de água foi inaugurada em 10 de junho de 1968, localizada as margens da rodovia SC-438, saída para Orleans. Funcionava com 2 filtros lentos, com captação no Rio Cachoeirinha, Taipa.
          Em 1993, em função do crescimento da cidade e da escassez de água, com a parceria entre SAMAE, Prefeitura e Fundação Nacional de Saúde, construiu-se um novo sistema de tratamento de água, a ETA de Bom Retiro Baixo, funcionando com sistema de filtros lentos com uma vazão de 18 litros/segundo.
         A captação da água passou a ser realizada em dois mananciais, que se originam na localidade de Bom Retiro. Em 1998, a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bom Retiro Baixo sofreu uma reformulação e passou a operar através de sistema convencional, ou seja realizando os seguintes processos: floculação, decantação, filtros rápidos, tratamento com correção do PH através de cal hidratada, hipoclorito de sódio para desinfecção e fluossílicato para prevenção de cáries, seguindo os padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde.Esta modificação foi realizada em função da alteração da composição da água, apresentou alto teor de ferro e turbidez acentuada caudadas pela precipitação intensa de chuvas principalmente no verão. As captações também foram ampliadas, aumentando a quantidade de água disponível. Desta forma podemos servir água de excelente qualidade para a população.
          O SAMAE também possui um laboratório onde realiza as análises físico-químicas e bacteriológicas de água, recomendadas pela Portaria do Ministério da Saúde. A capacidade de reservação atual é de 1.130.000 litros de água. A rede de distribuição possui 47.350 metros de extensão. São 2.846 ligações de água, correspondendo a 3098 economias, o que representa um atendimento de 100% da população urbana, sendo 100% medido.
          Em 1995, iniciou-se a implantação do sistema de tratamento de esgoto sanitário, com a participação de recursos da Fundação Nacional de Saúde, Prefeitura Municipal, e SAMAE. É um projeto de grande importância para o município, pois permite o retorno dos esgotos domésticos ao leito do Rio Braço do Norte, com 90% de pureza. O sistema de tratamento utilizado é o de lagoas de estabilização do tipo facultativa, onde a despoluição é realizada por microorganismos (bactérias aérobias e anaeróbias) um método totalmente natural, através da biodegradação.
         Em 2008 entrou em funcionamento o reator UASB (unidade anaeróbia de substrato biológico), com o objetivo de reduzir a carga orgânica nas lagoas e melhorar a eficiência do sistema. As unidades da ETE foram dimensionadas para funcionamento até o ano de 2027, considerando os seguintes dados para o final de plano: - população de atendimento estimada: 14.009 habitantes. - vazão máxima horária de tratamento: 40,62 l/s = 3.309 m³/dia. O sistema de esgoto sanitário conta atualmente com 40.000 metros de rede coletora, 11 estações elevatórias e duas lagoas de tratamento de esgotos e atende a 100% da população urbana.




Nenhum comentário:

Postar um comentário