Anúncios

Cupom de Desconto

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Grupo Copobras - Potência e Referência Nacional

Grupo Copobras S/A

          Temos na cidade de São Ludgero, uma empresa que temos o orgulho de dizer, que é a maior empresa de descartáveis do Brasil, e uma das maiores na produção de embalagens plásticas. Seus produtos são de qualidade excepcional reconhecida não apenas nacionalmente, mas também em alguns países do exterior.

          Esta empresa foi fundada em 1970, sonho de um pequeno empreendedor que nunca poderia imaginar a que ponto chegaria: o Sr. Aluísio Schilickmann (In Memoriam . Na época uma pequena empresa, iniciada com o nome de Incoplast, mas que mais tarde, se tornaria o centro econômico de São Ludgero e região.

O início da construção de seu império

          Com seus 50 anos, depois de atuar 30 anos como professor de educação física, o interesse por uma área que considerava futurista fez que Aloísio se determinasse a entrar no ramo de plásticos. O interesse o fazia ir atrás de empresas que já trabalhavam com o produto. Através de amigos, visitou fábricas de plásticos e, constatando a viabilidade do negócio, convidou os amigos Tito Niehues, Blasius Schlickmann, padre José Pereira Kuntz, e os gaúchos Deolindo e Aquiles, sendo que os dois últimos entrariam com a experiência e os demais com o capital.
          Compraram máquinas usadas e, em 1970, iniciava a Plim, uma indústria de sapatos que utilizava material plástico. Em pouco tempo, os calçados de plásticos já tinham sido abandonados, os sócios haviam desistido e vendido suas partes e Aloísio, com a compra de um galpão, iniciava a Incoplast, produzindo mangueiras plásticas e conexões plásticas. Era o início da construção de seu império. Ao entrar no mercado, conseguia produzir pela metade do preço da concorrente nacional e com qualidade semelhante. 
          Apesar da idade, o empresário sempre fez questão de mostrar que tinha a energia de um jovem e, acima de tudo, acreditava em sua capacidade. Por isso, suas inovações eram sempre bem sucedidas. Quando observava que a concorrência o estava ameaçando, já estava pronto para atacar em outro nicho, como o de embalagens e, depois, com embalagens para gêneros alimentícios. Tinha grandes clientes em Blumenau e Pomerode. Para a produção, recolhia plástico de toda região para reciclar.
          Mas nem tudo foi fácil na vida do empresário. Na enchente de 1974 a água tomou conta da fábrica, deixando as máquinas cheias de lodo e o estoque de matéria-prima a foi levado pelas águas. "Não esqueço jamais desse dia. Assim que a água baixou ele colocou os filhos dentro da Kombi e foi para Tubarão, na beira – rio, procurar plastico que havia sido carregado. Tudo que encontraram eles trouxeram. Levaram dias para lavá-lo, limpar as máquinas e, recomeçar. Mesmo assim, ele nunca pensou em desistir, talvez porque, nesta altura, os filhos já trabalhavam com ele". Conta o genro Frido. Faltava mão-de-obra especializada, o que dificultava ainda mais as coisas. "Havia pouca gente no estado que sabia operar as máquinas.    
          Tive muita sorte de encontrar pessoas receptivas a me ajudarem a trilhar neste caminho. Também me assustava quando visitava aquelas fábricas em São Paulo e observava aqueles comando – elétricos, achava aquilo maravilhoso, mas tinha medo de que não funcionassem aqui em São Ludgero", disse em uma entrevista à Folha do Vale, em 2007. Porém, mais uma vez sua iniciativa deu certo.
          A coragem para estar sempre arriscando se aliava à inteligência e visão empreendedora, capaz de surpreender a qualquer empresário moderno. Aloísio falava da importância de se pensar 20 anos à frente para se manter no mercado. E foi pensando assim que em 1989 fez sua primeira viagem à Alemanha, onde participou de uma feira de plástico. De lá trouxe varias ideias e passou a focar nesta constante busca pelo aprimoramento. Como a concorrência tende a imitar, vivia inovando sempre. "Ficar parado é o mesmo que admitir voltar no tempo", dizia.
 
Atualmente o Grupo possui um portfólio de mais de 300 itens, que são distribuídos para industrias - de alimentos, de bebidas, frigoríficos, atacadistas e pontos de vendas em todo o território brasileiro.
 
Mantém um parque fabril com quatro unidades industriais, sediadas em Santa Catarina, Minas Gerais, Paraíba e Amazonas, com representações comerciais em todos os estados brasileiros.
 
Dedica-se a incorporar novos conceitos aos seus produtos e serviços que venham de encontro à sua missão: "buscando sempre a satisfação do cliente, e a responsabilidade ambiental".



Acesse o site e confira: http://www.grupocopobras.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário